Teatro Vila Velha

­­­Sônia Robatto lança livro infantil no Museu de Arte Moderna da Bahia com distribuição de 200 exemplares

Nesta quinta-feira (13), acontece o lançamento da coleção “Vila para as Infâncias” com o primeiro exemplar da série: “Uma Casa Mágica: o Teatro Vila Velha”

O Vila celebra a vida e a obra da atriz e escritora Sônia Robatto, aos 88 anos, com o lançamento do livro “Uma Casa Mágica: o Teatro Vila Velha”, um conto infantojuvenil que faz um passeio lúdico, mágico e poético pelo universo teatral e pelo nascimento desse espaço histórico, há de mais de 60 anos. No volume 1 da coleção Vila das Infâncias, a autora conduz uma narrativa através da personagem Vovó Candinha. E nessa aventura vai desvelando as camadas criativas dessa arte milenar e universal e da sua capacidade de tocar e transformar pessoas ao redor do mundo. Neste cenário, a criação da primeira companhia profissional da Bahia – a Companhia Teatro dos Novos – e as histórias de seus fundadores, Sônia Robatto, Echio Reis, Carlos Petrovich, Othon Bastos, Carmen Bittencourt e Thereza Sá e João Augusto.

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, às 16h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) acontece o lançamento do livro infantil dentro da programação da exposição Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil. O evento terá contação dessa história com a atriz e diretora Zeca de Abreu, acompanhada da trilha musical ao vivo do artista visual, poeta, músico e produtor Ramon Gonçalves, criador do projeto multimídia Aurata.

Com coordenação editorial de Marcio Meirelles e Ramon Gonçalves, a obra tem projeto, design e capa da artista visual Vânia Medeiros e texto em colaboração com Gustavo Grangeiro. A realização do livro conta com o patrocínio do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Com tiragem de 2 mil exemplares, o livro terá cota de 200 exemplares para distribuição gratuita no dia do lançamento e estará disponível para leitura virtual na plataforma Issuu (https://issuu.com/teatrovilavelha ) e à venda on-line na Loja do Vila. A coleção O Vila das Infâncias é uma realização do Teatro Vila Velha através do selo Edições do Vila.

Sônia Robatto | Crédito: Acervo Teatro dos Novos/TVV

sônia robatto

Com mais de 400 histórias escritas para crianças, Sônia Robatto foi aluna da primeira turma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e membro-fundadora da Sociedade Teatro dos Novos (1959). Em 1964, fez parte do grupo que criou e ergueu o Teatro Vila Velha. Em 1969, criou e foi a editora da revista Recreio (Editora Abril), na qual lançou as escritoras Ana Maria Machado e Ruth Rocha, dentre outros. Nos anos 1980, foi responsável pela Coleção Taba, com revistas e discos dedicados ao público infantil.

A artista também fez parte do elenco de Pé de guerra, peça encenada no Vila, no ano 2000, e que trouxe à cena adultos e crianças, sendo que essas últimas formaram o grupo de intérpretes fundadores da Companhia Novos Novos. Escreveu, entre outras peças, Ciranda do Medo.

SOBRE O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é uma rede de espaços culturais gerida e mantida pelo Banco do Brasil, com o objetivo de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura e valorizar a produção cultural nacional A diversidade, a relevância e o ineditismo da programação do CCBB são os diferenciais que contribuem para democratizar o acesso à cultura e para gerar emprego.

Presente no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, está em avançado processo de instalação de sua nova unidade em Salvador. Na capital baiana, passa a ocupar o Palácio da Aclamação, o histórico edifício que, como o Teatro Vila Velha, compartilha a área do Passeio Público, no bairro do Campo Grande.

Mesmo antes de iniciar suas atividades no Palácio da Aclamação, o CCBB já realiza intervenções culturais na cidade de Salvador. Nesse contexto, promove sua primeira exposição na Bahia, em projeto que dimensiona a importância do Teatro Vila Velha para o Brasil.

O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

back to top button